WeCreativez WhatsApp Support
Deseja agendar uma consulta?
Oi, como posso ajudar?

Tutores

Como escovar os dentes do meu PET?

Nós que escovamos os dentes várias vezes ao dia, ainda temos que ir ao dentista fazer uma limpeza mais profunda, imagina nossos animais! Assim como nós, eles possuem milhares de bactérias na boca e, se não forem controladas por meio de uma higienização diária, começam a causar danos à saúde oral.

 

O ideal é realizar uma escovação diária ou, pelo menos, a cada 48 horas. Mas…. como??? Por ser um hábito que não é comum a eles, poucos cães e gatos permitem a escovação. Alguns não suportam nem mesmo o contato do proprietário próximo à boca. A melhor forma é conseguir associar o momento da escovação com algo positivo! Lembrando que você pode escovar os dentinhos do seu animal a qualquer momento do dia, não sendo necessário realizá-la logo após a refeição.

PASSO A PASSO DA ESCOVAÇÃO

No início, acostume seu pet a receber carinho ao redor do focinho, tocando também os lábios e superfície dos dentes.

Sempre que seu amigo aceitar esse carinho por tempo mais prolongado, parabenize-o com um passeio, uma guloseima ou com um carinho. Faça isso após vencer cada etapa seguinte, sempre condicionando-o com estímulos positivos.

Quando ele estiver habituado com os carinhos no focinho e na boca, é hora de passar para a escova dental, que pode ser substituída por uma dedeira ou até mesmo uma gaze para os amiguinhos mais resistentes. Use exclusivamente pasta dentária veterinária por possuir sabor agradável. Evite pasta dental humana, porque pode fazer mal ao seu pet.

Escove primeiro os dentes da frente, com movimentos circulares; e depois da gengiva para a ponta dos dentes. Após alguns dias, quando o animal estiver acostumado com a escova, tente escovar os dentes posteriores com os mesmos movimentos.

Parabéns! Agora que seu amigo aceita a escovação, mantenha este hábito como um momento de prazer entre vocês! Sempre retribua seu bom comportamento com um passeio, uma petisco ou um carinho. E, claro, visitas regulares ao dentista veterinário são indispensáveis.

Fique sempre atento com a falta de apetite, hemorragias, aumento de volume, secreções oculares ou nasais. Na presença de qualquer um destes sinais, procure seu dentista veterinário.

A OdontoZoo possui médicos especializados que podem te ajudar com mais dicas caso você ainda esteja com dificuldades!

 

Atenção!! Se seu pet já estiver com “tártaro” nos dentes, ou alguns dos sinais citados acima, procure um médico veterinário especializado para um tratamento antes de começar a escovação.

Marque agora uma consulta

MEU PET É UM GATOMEU PET É UM GATO

Conheça as principais doenças em cavidade oral que atinge os gatos.

MEU PET É UM SILVESTREMEU PET É UM SILVESTRE

Conheça as principais doenças em cavidade oral que atinge os silvestres.