WeCreativez WhatsApp Support
Deseja agendar uma consulta?
Oi, como posso ajudar?

Tratamentos

Nosso compromisso é fornecer serviços com elevado padrão de qualidade, carinho e dedicação, para todas as espécies animais e em todas as fases de sua vida.

PERIODONTIA

PERIODONTIA

É a especialidade que tem por objetivo o estudo dos tecidos de suporte dentário, bem como o diagnóstico e o tratamento de suas alterações.

Esse tratamento requer muito mais que uma simples limpeza dentária e deve ser realizado por profissional especializado na área, a fim de que se obtenha o melhor resultado, contribuindo desta forma para a manutenção da saúde oral e sistêmica dos pacientes.

ENDODONTIA

ENDODONTIA

A endodontia é a especialidade que estuda e trata a polpa dentária e suas alterações.

Tratamentos endodônticos, conhecidos popularmente como tratamento de canal, exigem treinamento, material e instrumental adequados e específicos para uso em animais e devem ser realizados por profissionais especializados.

ORTODONTIA

ORTODONTIA

É a especialidade que estuda e cuida da oclusão, ou seja, da relação entre os dentes e destes com as outras estruturas orais.

É importante ressaltar que a ortodontia não é simplesmente estética, pois maloclusões podem causar traumas graves tanto nas estruturas orais quanto circunvizinhas.

CIRURGIA BUCO-MAXILO

CIRURGIA BUCO-MAXILO

Cirurgia e traumatologia buco maxilo facial é a especialidade que tem por objetivo o diagnóstico e o tratamento das doenças, traumas e alterações congênitas ou adquiras do sistema estomatognático.

DENTÍSTICA E PROTESE

DENTÍSTICA E PROTESE

Dentística e Prótese são especialidades que tem por objetivo manter a integridade funcional dos dentes. Desta forma, vários procedimentos estão disponíveis para manter a anatomia e a fisiologia normal dos elementos dentários.

ODONTOPEDIATRIA

ODONTOPEDIATRIA

Como o próprio nome já diz, odontopediatria é a especialidade que cuida dos dentes das “crianças”. Os animais necessitam de acompanhamento da erupção e da troca dentária, a fim de que sejam prevenidas, identificadas e tratadas possíveis alterações.

ONCOLOGIA

ONCOLOGIA

A oncologia se ocupa do diagnóstico e tratamento das neoplasias (câncer).

A cavidade oral, além de ser uma região muito acometida por tumores, possui características que devem ser levadas em conta na hora do planejamento e execução dos tratamentos. A ação do veterinário dentista nas equipes multidisciplinares de atendimento é fundamental como forma de otimizar o tratamento e proporcionar o melhor resultado.

ODONTOLOGIA EM ANIMAIS SILVESTRES E SELVAGENS

ODONTOLOGIA EM ANIMAIS SILVESTRES E SELVAGENS

A pluralidade de espécies silvestres e selvagens exige conhecimento detalhado da anatomia, fisiologia e alterações que acometem os animais, além de material e instrumental adequado.

A equipe OdontoZoo, por meio de uma parceria, realiza atendimento aos animais do Zoológico de Brasília e do criatório conservacionista NEX.

FELINOS

FELINOS

Embora não se trate exatamente de uma especialidade o atendimento odontológico a felinos requer conhecimento das alterações específicas da espécie. Os gatos estão sujeitos a doenças na cavidade oral que frequentemente cursam com muita dor e desconforto, requerendo, deste maneira, tratamento e acompanhamento especializado.

SEU MELHOR AMIGO PODE TER DOENÇA PERIODONTAL, FIQUE ATENTO AOS SINAIS!

A Doença Periodontal

Ela acomete 85% dos cães e gatos com idade superior a três anos. Nenhuma outra doença tem taxa de incidência tão elevada, tornando-a a mais prevalente em pacientes desta faixa etária.

Como se desenvolve a doença periodontal

A doença ocorre porque as bactérias que vivem normalmente na cavidade oral se aderem aos dentes formando a chamada placa bacteriana. Esta placa vai se tornando cada vez mais colonizada por diferentes tipos de bactérias e posteriormente também pela agregação de minerais, tornando-se um cálculo dentário (o popular tártaro). Da mesma maneira, a placa e o cálculo se acumulam sobre a coroa dentária, e podem se acumular também abaixo da linha da gengiva, provocando reabsorção óssea e consequente perda dos elementos dentários.

Outro detalhe muito importante é que estas bactérias não se restringem à cavidade oral e pela corrente sanguínea podem alcançar e causar doenças graves em outros órgãos como, por exemplo,  coração (endocardites), rins (glomerulonefrites), fígado, articulações e outros… Comprometendo a saúde geral do seu animal!

Uma boa notícia, é que a escovação dentária diária com pasta e escovas adequadas é muito efetiva na prevenção da doença periodontal. Nós da equipe OdontoZoo teremos o maior prazer em te orientar e ensinar a escovar os dentes de seu mascote. Agende uma visita conosco!

Veja aqui então se seu melhor amigo apresenta algum(ns) destes sinais e, se necessário, entre em contato com a gente em uma de nossas unidades:

  • halitose
  • diminuição de brincadeiras que exijam mordidas e preensão de brinquedos
  • busca de melhor local na boca na hora da alimentação
  • sangue ou secreções na comida ou água, após ingestão
  • aumentos de volume na cavidade oral (inclusive externos, no focinho)
  • alguma demonstração de incômodo na boca, passando a patinha na boca, por exemplo,…

É importante lembrar que apesar da infecção periodontal ser causada por bactérias, ela NÃO pode ser tratada com antibióticos! Apenas o tratamento periodontal é capaz de conter o avanço da doença, e deve incluir raspagem das coroas, raspagem das raízes, polimento dentário e radiografias complementares.

Muito mais que uma questão de estética, tratar adequadamente a Doença Periodontal significa oferecer mais qualidade de vida, fazendo o seu animalzinho viver mais e melhor!

Agende a consulta do seu pet agora mesmo!