Os dentes de leite do meu cão não caíram

Os dentes de leite do meu cão não caíram

A dentição dos cães jovens é composta por 32 dentes, chamados de dentes decíduos, os quais iniciam erupção por volta dos 30 dias de idade.

Assim como os humanos, os cães apresentam troca de dentição! Ela normalmente acontece entre o 6º e o 8º mês de vida. Na fase a adulta, a arcada dentária totaliza 42 dentes definitivos.

Em animais de raças pequenas, principalmente, é comum observar a persistência de alguns dentes de leite. Nesses casos, devido a pequena cavidade oral e proximidade entre os elementos dentários, ocorre o favorecimento para acúmulo de restos de alimentos e consequente periodontite precoce (inflamação da gengiva, mau hálito, dificuldade em se alimentar, etc). A extração dos dentes decíduos é necessária para que haja a regressão da doença periodontal e o correto posicionamento dos dentes definitivos.

Assim, todos os dentes que não caírem durante a troca da dentição (até no máximo o 8º mês) devem passar por avaliação com um dentista veterinário para extração e evitar agravamento do caso.

Marque agora uma consulta

MEU PET É UM GATOMEU PET É UM GATO

Conheça as principais doenças em cavidade oral que atinge os gatos.

MEU PET É UM SILVESTREMEU PET É UM SILVESTRE

Conheça as principais doenças em cavidade oral que atinge os silvestres.