WeCreativez WhatsApp Support
Deseja agendar uma consulta?
Oi, como posso ajudar?

Meu cão tem tártaro

A doença periodontal, também conhecida como “tártaro”

Acomete aproximadamente 85% dos cães com idade superior a três anos de idade. Os animais de raças pequenas, como Yorkshire, Poodle, Maltês e Shih-Tzu, apresentam maior probabilidade de desenvolvimento da doença, quando comparados a cães de raças grandes, devido aos hábitos, tamanho da cavidade oral e dos dentes.

O desenvolvimento da doença inicia a partir da adesão das bactérias à superfície dos dentes, criando camadas de placas bacterianas, as quais mineralizam, formando os cálculos dentários (tártaro).

Com o avanço da doença, as bactérias presentes no cálculo, iniciam agressão aos tecidos de suporte do dente (gengiva, osso e ligamento periodontal) e migram em direção a raiz, caracterizando a periodontite. Em casos graves, pode haver perda do dente acometido.

Além dos danos locais, as bactérias envolvidas e suas substâncias tóxicas, podem chegar à corrente sanguínea causando infecções em órgãos distantes, como coração, rins, fígado, articulações e pulmões. Nos animais idosos, que já apresentam acometimento de algum desses órgãos, a doença periodontal grave pode estar relacionada.

Embora a doença seja causada por bactérias, o uso de antibióticos não é eficiente no tratamento quando utilizados isoladamente. Apenas o tratamento periodontal realizado por profissional especializado é capaz de conter o avanço da patologia. Esse tratamento deve incluir raspagem da coroa e raiz, radiografia intraoral e polimento do dente.

A escovação é a principal maneira para manutenção da saúde oral, a qual deve ser realizada diariamente com produtos veterinários. O ato de escovar os dentes desorganiza a placa bacteriana, evitando o seu progresso e a necessidade periódica de tratamentos periodontais como forma de controle da doença.

Marque agora uma consulta

MEU PET É UM GATOMEU PET É UM GATO

Conheça as principais doenças em cavidade oral que atinge os gatos.

MEU PET É UM SILVESTREMEU PET É UM SILVESTRE

Conheça as principais doenças em cavidade oral que atinge os silvestres.