Há um buraco no dente do meu cão! É cárie?

Muitos donos de pet confundem a exposição de furca com uma lesão cariosa.

No entanto, a cárie em cães é bastante rara, enquanto a exposição de furca é recorrente. A furca é o nome dado ao espaço entre duas raízes de um dente bi ou trirradiculado. Ela fica exposta quando há doença periodontal já avançada, que levou à perda de tecidos ao redor do dente.

A exposição de furca, assim como a doença periodontal, é irreversível, mas há tratamento. Dependendo do seu grau, não compensa manter o órgão dentário, pois a menos que a furca seja higienizada adequadamente todos os dias, aquele dente vai acelerar o andamento da doença periodontal e piorar ainda mais o quadro do animal. São poucos os animais que permitem essa manipulação rigorosa para higienização da furca. Assim, muitas vezes é preferível a extração do dente.

No caso da exposição de furca ser em um grau mais brando, o dente pode ser mantido, fazendo o alisamento radicular com curetas específicas para isso. O cemento é a região subgengival do dente e, ao contrário do esmalte, é poroso e irregular.  Isso facilita a agregação bacteriana, que por sua vez, vai agravar a doença periodontal. Portanto o procedimento a ser feito é o alisamento radicular e, consequente, o cemento perde sua característica irregular, ficando mais liso.

Isso não exclui a possibilidade de seu cão realmente ter cárie! Mesmo sendo raro, pode ser encontrada em alguns animais.

Para o correto diagnóstico da cárie, é necessária a realização de um exame radiográfico intraoral. Uma vez diagnosticada, o procedimento a ser adotado vai depender da extensão da lesão cariosa.

Em ambos os casos, é fundamental a avaliação de um médico veterinário especializado em Odontologia Veterinária. Somente ele poderá diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento, garantindo assim, mais saúde e qualidade de vida ao seu animal.

Embora a doença seja causada por bactérias, o uso de antibióticos não é eficiente no tratamento quando utilizados isoladamente. Apenas o tratamento periodontal realizado por profissional especializado é capaz de conter o avanço da patologia. Esse tratamento deve incluir raspagem da coroa e raiz, radiografia intraoral e polimento do dente.